Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.caminhosdocuidado.org/handle/handle/698
Title: A autoviolência, objeto da sociologia e problema de saúde pública: a sociological concern and a public health problem
Other Titles: Self-inflicted violence
Authors: MINAYO, Maria Cecilia de Souza
Issue Date: 1998
Citation: MINAYO, M. C. S. A autoviolência, objeto da sociologia e problema de saúde pública: a sociological concern and a public health problem. Cadernos Saúde Pública. v.14, n.2, p.421-428. 1998.
Abstract: Este artigo tem dois objetivos: o primeiro é refletir sobre o significado do suicídio enquanto questão sociológica, comentando um artigo produzido por E. D. Nunes (1998) sobre a célebre obra de Durkheim. O segundo é discutir a mesma problemática no campo da saúde pública, analisando as contribuições do pai da sociologia, as abordagens epidemiológicas e das áreas da psicologia, psiquiatria e psicanálise, ressaltando as contribuições de autores nacionais. O texto apresenta informações sobre o quadro epidemiológico brasileiro e conclui, mostrando as causas violentas, apenas do ponto de vista analítico, podem ser estudadas separadamente, necessitando sempre de uma vigilância epistemológica e epidemiologica para a construção de indicadores que possam contribuir para transformações. Sim, porque os dados de violência hoje necessitam ser vistos no quadro de crise social e de mudanças pelas quais o país está passando.
Description: Disponível Originalmente em: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v14n2/0120.pdf
URI: http://repositorio.caminhosdocuidado.org/handle/handle/698
ISSN: 0102-311x
Appears in Collections:Suicídio - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
csp.S0102-311X1998000200027.pdf57.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.